Robotech FTC no Mundial em Houston
Publicado em 28 de março de 2025
A Robotech FTC, é a primeira e única equipe de FIRST Tech Challenge (FTC) de Aracaju-SE. Ela é composta por cinco estudantes — João Pedro, Isadora Barreto, Luanna Miranda, Gabriele Marciel e Allana Dantas — e conta com o suporte de dois técnicos: Rian Gabriel e Mário Rodrigues, e dois mentores: Carlos Eduardo e Anderson Santos.
Embora esta seja nossa primeira participação na competição FTC, temos um histórico sólido e vitorioso em torneios nacionais e internacionais, acumulando anos de experiência na FIRST LEGO League (FLL) e outras competições de renome.
Em nossa primeira participação no FTC, a Robotech FTC se consagrou campeã nacional, um feito extremamente difícil e raro para uma equipe estreante. O torneio é altamente competitivo, exigindo excelência técnica, trabalho em equipe e uma estratégia bem planejada para superar adversários experientes. Nossa vitória nos garantiu a vaga para o FIRST Championship, o maior evento de robótica estudantil do mundo, onde teremos a oportunidade de representar o Brasil e competir com as melhores equipes globais.
https://www.youtube.com/watch?v=BmhiCW_YQiM
MUNDIAL DE ROBÓTICA
O Mundial de Robótica da FIRST ocorre anualmente e reúne 15 mil estudantes de 6 a 19 anos de 50 países. Neste ano, o Brasil teve a maior delegação desde que o primeiro time brasileiro disputou o torneio, em 2000. A equipe Robotech FTC, com estudantes sergipanos, compete representando o Brasil.
Ano passado o Brasil conquistou o primeiro e o segundo lugar na modalidade de 9 a 16 anos e levou mais sete prêmios técnicos, em todas as categorias, no Mundial de Robótica em Houston, nos Estados Unidos. Esse ano, em 2025, apenas três equipes representam o Brasil na categoria FTC, em Houston, apenas uma delas de Sergipe.
CONQUISTA NO TORNEIO NACIONAL
O Festival Nacional de Robótica aconteceu em março de 2025 em Brasilia e reuniu 2,5 mil estudantes divididos entre 270 equipes das cinco regiões do país. Além das escolas do Sesi e privadas, 23 escolas públicas competiram.
A disputa marcou o encerramento da temporada nacional e classificou 16 equipes para a competição internacional, em Houston, em três categorias da FIRST [sigla em inglês para For Inspiration and Recognition of Science and Technology] de diferentes faixas etárias:
- 3 equipes da First Lego League Challenge (FLLC);
- 3 da First Tech Challenge (FTC);
- 10 da First Robotics Competition (FRC).
IMPORTANCIA DA ROBÓTICA COMO FERRAMENTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Com a robótica educacional, os estudantes têm a iniciação científica, contato com a inteligência artificial (I.A.) e também trabalham em equipe. Por isso, um estudante que passou pela robótica tem um diferencial quando chega ao mundo do trabalho.
A educação para o século XXI, envolve múltiplas habilidades com muita tecnologia, pensamento computacional e de inteligência artificial, além de próprias competências sócio-emocionais. Isso tudo são as habilidades requeridas pelo mundo do trabalho.