A importância de higienizar os brinquedos das crianças

No contexto atual da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), percebemos que diversas práticas de nossa antiga rotina precisaram ser repensadas. Uma das principais delas é o uso de brinquedos educativos na educação infantil que, de acordo com psicólogo russo Lev Vygotsky, é a fase mais importante para o desenvolvimento cognitivo, o qual é estimulado principalmente através dos brinquedos.

Devido a necessidade de uso desses itens nas escolas, esses se tornam o principal vetor de diversas doenças, dentre elas a covid-19, fato destacado pela revista científica The Pediatric Infectious Disease Journal. Ao conversarmos com a dona de uma creche local, Iza Freire, notamos o grande impacto desse problema e a significância desses objetos para a aprendizagem e socialização. Por isso consideramos a disseminação de SARS-CoV-2 através de brinquedos na educação infantil um desafio a ser superado.

Como higienizar brinquedos e ter mais segurança durante a pandemia?

Para solucionar esse problema, desenvolvemos o TechToy, um verniz atóxico e transparente capaz de inativar o vírus da covid por até 30 dias. Esse produto tem como base de sua composição resina acrílica, que garante sua fixação, e o Timol, um composto fenólico que têm sua eficácia comprovada pela Anvisa e age destruindo a bicamada lipídica, desativando o vírus.

Para chegarmos nesta formulação contamos com o apoio de profissionais da área para desenvolver nosso produto: Juliana Cordeiro, graduada, mestre e doutora em ciências farmacêuticas pela USP, e Alexandre Souza, químico industrial, foram nossos principais orientadores.

Com isso o TechToy protegerá os brinquedos utilizados durante as aulas com uma película fina e transparente, que preserva as características originais do produto. Nosso verniz pode ser aplicado pelo próprio(a) professor(a) com auxílio de um pincel, sem apresentar risco algum para quem entrar em contato com o produto.