O primeiro passo para a assertividade na escolha da escola de seu filho é buscar um ambiente que o acolha e o desenvolva, não somente nas habilidades intelectuais, mas na íntegra, como cidadão; pois hoje a escola compartilha com a família o papel de formar cidadãos felizes.

 

5 pontos de análise para saber como escolher a escola ideal para seu filho

1- PRINCÍPIOS E VALORES GERAM PESSOAS FELIZES
O processo de escolha da escola para seu filho deve ser baseado nos valores sociais, emocionais e culturais que a sua família traz. É imprescindível que o seu filho seja feliz, então, a sua escolha tem que ser baseada na capacidade de entrega da escola para que seu filho seja verdadeiramente feliz.

 

2- EM QUE CONSISTE A FELICIDADE DE MEU FILHO?
O indivíduo precisa ser e se sentir importante no que desenvolve, ou seja, ele precisa se reconhecer diante do universo em que ele convive. Ele necessita perceber que está evoluindo, que está tendo ganhos constantes.

 

3- EDUCAÇÃO FORMAL E PERSONALIDADE: FAMÍLIA E ESCOLA

A escola tem o dever de oferecer educação formal ao aluno. No entanto, a família deve completar a formação desse indivíduo, pois esta é composta pelos responsáveis diretos da criança ou adolescente.

Assim, família e escola, são responsáveis pela formação da personalidade dos seres humanos. A aproximação dos responsáveis e da escola possibilita que haja um melhor preparo do indivíduo, bem como estreita o respeito mútuo, favorecendo uma educação plena.

 

4- FORMAÇÃO INTEGRAL DO INDIVÍDUO
A relação entre família e escola é salutar para o processo efetivo de aprendizagem dos educandos. A escola precisa do apoio da família para conhecer melhor o educando e, assim, conseguir ajudar a família a suprir as dificuldades do aluno.

 

5- PAPEL DA ESCOLA NO SÉCULO XIX x PAPEL DA ESCOLA NO SÉCULO XXI
No século XIX, era papel da escola “instruir” os alunos, ou seja, formar o aluno intelectualmente, através de conteúdos formais. Ao mesmo tempo, cabia à família formar, educar seus filhos, ou seja, dar a eles educação, valores, ensinar comportamentos. Hoje, no século XXI, se misturam e precisam se completar.

Portanto, para escolher a escola do seu filho, precisa alinhar os valores da sua instituição familiar e os valores da instituição de ensino, afinal o cidadão que está sendo entregue à sociedade é de sua responsabilidade e da escola que ele frequenta.